Jornal Correio Braziliense

Mundo

Democratas da Tailândia pedem dissolução do partido opositor

Bangcoc - O Partido Democrata, que governa a Tailândia, pediu nesta sexta-feira (8/7) à Comissão Eleitoral a dissolução do partido opositor, que venceu as eleições legislativas de domingo passado.

Os juristas do partido do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva denunciaram que alguns membros do Puea Thai, que estavam proibidos de participar em qualquer atividade política durante cinco anos, atuaram na campanha, segundo o líder democrata Wiratana Kalayasiri.

O Puea Thai é o terceiro partido criado pelos aliados de Thaksin Shinawatra, ex-premier exilado derrubado em 2006 em um golpe de Estado militar.

O Thai Rak Thai (TRT) e o Partido do Poder do Povo (PPP) foram considerados ilegais em 2007 e 2008, respectivamente, por decisão da justiça. Dezenas de integrantes dos partidos foram proibidos de exercer atividades políticas durante cinco anos.

O partido Puea Thai, liderado por Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin, obteve maioria absoluta nas legislativas de domingo. A vitória foi reconhecida pelo próprio Abhisit Vejjajiva.