Jornal Correio Braziliense

Mundo

Noruega aumenta controles na fronteira com a Suécia

Oslo - O governo da Noruega aumentou recentemente os controles na fronteira com a Suécia, revelou nesta quarta-feira (6/7) o ministro norueguês da Justiça, um dia depois da Dinamarca restabelecer o controle alfandegário. O país é membro do espaço Schengen, convenção entre países europeus sobre políticas de livre circulação de pessoas.

O ministro Knut Storberget disse à AFP que a Noruega estava reforçando o orçamento da polícia alfandegária no condado fronteiriço de Oestfold, a leste de Oslo, para dificultar o trânsito de bens e pessoas e a imigração ilegal. "Temos estabelecido controles muito fortes na fronteira de Svinesund (sul) e começamos um trabalho policial muito intenso na região, embora que não diretamente na fronteira", explicou. O ministro disse que as medidas "combatem a criminalidade e permitem a captura de imigrantes ilegais.".

A Noruega não é um Estado membro da União Europeia, mas pertence ao espaço Schengen de livre circulação de bens e pessoas, integrado por 25 Estados. "Tudo é compatível com o acordo Schengen. Da mesma maneira que fizeram os dinamarqueses, temos a possibilidade de fechar a estrada e obrigar a todos que passem pelos controles, mantendo a vigilância na fronteira", acrescentou Storberget.

Na terça-feira, a Dinamarca destacou 50 agentes aduaneiros nas fronteiras com a Alemanha e a Suécia como parte de um projeto de reintrodução dos controles alfandegários gradativamente até 2014. A medida unilateral da Dinamarca foi muito criticada na União Europeia, que considera que compromete a livre circulação de pessoas e bens no espaço Schengen.