Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cápsula que resgatou mineiros no Chile será exibida na Argentina

Buenos Aires - A cápsula que resgatou os 33 mineiros soterrados no Chile será exibida na Tecnópolis, a Feira de Ciência e Tecnologia que será inaugurada no dia 9 de julho em Buenos Aires, informou nesta segunda-feira a embaixada chilena em um comunicado.

A Tecnópolis é uma grande mostra de ciência e tecnologia, montada como um parque temático, como parte dos festejos do Bicentenário da Argentina (1810-2010), em um prédio de 60 hectares em Villa Martelli, na periferia noroeste da capital.

"A Cápsula Fênix-2 que resgatou os mineiros será emprestada pelo Chile para a Tecnópolis", afirmou a embaixada, referindo-se à cápsula da operação que resgatou os mineiros que estavam presos após o acidente que chamou a atenção do mundo inteiro no dia 5 de agosto de 2010.

Os mineiros que ficaram presos na mina de San José, na Região do Atacama, e permaneceram 69 dias dentro de uma galeria da mina a 700 metros de profundidade.

O histórico resgate terminou no dia 13 de outubro de 2010 quando foi trazido à superfície o último trabalhador. Dentre os mineiros, Juan Illanes e Mario Sepúlveda, acompanharão o encontro tecnológico, junto com a intendente do Atacama, Ximena Matas, segundo o comunicado.

A Cápsula Fênix-2 foi projetada pela Armada (marinha) do Chile, em colaboração com a agência espacial americana NASA, acrescentou. O elevador tem 54 centímetros de diâmetro e conta com oito pequenas rodas nas partes superior e inferior para permitir a mobilidade dentro do túnel.

A feira Tecnópolis será dividida em áreas chamadas Terra, Água, Ar, Fogo e Imaginação, com apresentações e conferências. Outro destaque será a exibição do Tronador II, o primeiro lançador espacial desenvolvido na Argentina.