Jornal Correio Braziliense

Mundo

Protestos contra trem de alta velocidade deixa 200 feridos na Itália

CHIOMONTE - Pelo menos 188 policiais e 15 manifestantes ficaram feridos em confrontos neste domingo nas obras de um túnel da linha de trens de alta velocidade Lyon-Turim no Vale de Susa (norte da Itália), anunciou a polícia italiana.

Durante duas horas houve enfrentamentos entre os policiais e os manifestantes, que logo foram dispersados. Pedras, garrafas de amônia e coquetéis Molotov eram lançados contra as forças de ordem que reagiram com bombas de gás lacrimogêneo.

Pelo menos cinco manifestantes foram presos. A polícia denunciou a presença de 800 militantes radicais italianos de extrema-esquerda e outros 300 da França, Espanha, Áustria e Alemanha.

A França e a Itália firmaram em 2001 um acordo para a construção de uma linha de trens de alta velocidade entre Lyon e Turim, considerada estratégica para a rede europeia, que vai diminuir a duração da viagem, de sete horas, como é hoje, para quatro.

No entanto esta obra tem provocado uma forte oposição o Vale de Susa. Num comunicado o presidente italiano, Giorgio Napolitano, condenou o que ele disse se tratar de grupos "treinados em violência ilegal".