MADRI - Os serviços de resgate marítimo salvou cerca de 50 imigrantes africanos da região sub-saariana retirou do mar perto da costa de Almeria neste sábado. Os imigrantes viajavam numa embarcação precária, segundo informações de veículos de comunicação espanhóis.
O resgate marítimo recebeu um alerta de naufrágio de uma embarcação que havia saído da costa de Marrocos em direção à Espanha. Os resgatados estavam em bom estado de saúde e foram levados ao porto de Motril.
A Espanha é uma das principais portas de entrada para a Europa, principalmente no verão, quando muitos imigrantes ilegais saem da África, tanto do Magreb como da região sub-saariana, rumo à Europa na tentativa de melhores condições de vida.
O número de imigrantes ilegais que tentam chegar na Europa pela Espanha tem diminuído. O recorde foi em 2006, quando mais de 31.600 imigrantes que chegaram às ilhas Canárias, próxima do Marrocos. Período que coincide com o maior crescimento econômico da Zona do Euro. Em 2010, o número de imigrantes nessas ilhas já foi quase a metade do de 2006.
A crise econômica e o maior controle policial tem contribuído para a diminuição do número de imigrantes ilegais no país.