BELFAST - A polícia da Irlanda do Norte enfrentou manifestantes na madrugada deste sábado em um bairro de maioria protestante de Belfast, ao fim de um tradicional desfile de protestantes pela cidade.
Os enfrentamentos deixaram seis feridos entre as forças oficiais. A polícia entrou em ação para tentar dispersar a multidão reunida no bairro protestante, que inclui alguns redutos católicos. Os manifestaram atiraram objetos contra a polícia, que tentava restaurar a calma na localidade, segundo um porta-voz da corporação.
A polícia utilizou jatos d;água e balas de borracha para conter os protestos, que terminaram com sete pessoas detidas. A semana passada já havia sido marcada por atos de violência no bairro de Short Strand, um enclave católico em uma área do leste de Belfast de maioria protestante.
Os distúrbios provocaram temores de novos conflitos religiosos, que provocaram 3.500 mortes em 30 anos na província britânica, antes da assinatura dos acordos de paz de 1998.
A temporada das marchas tradicionais protestantes na Irlanda do Norte termina em 12 de julho, data da batalha de Boyne em 1690, quando o rei protestante William III derrotou al católico James II.