Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tribunal da Guatemala nega candidatura à ex-primeira-dama

Guatemala - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Guatemala recusou nesta quarta-feira (29/6) a inscrição da ex-primeira-dama, Sandra Torres, como candidata presidencial governista, informou o deputado Christian Boussinnot, um de seus principais apoiadores na campanha eleitoral.

"O tribunal já notificou sua resolução ao diretor do partido (Unidade Nacional da Esperança, César Fajardo). A notícia surpreendeu e o Comitê Executivo deverá apelar", disse Boussinot, que admitiu que o governo carece de planos alternativos para as eleições de 11 de setembro.

Torres se divorciou do presidente social-democrata, Álvaro Colom, em abril, com o propósito de ter reconhecido o direito de ser candidata à presidência, algo que a Contituição guatemalteca proíbe aos familiares diretos de um presidente em exercício.

A ex-primeira-dama, quem tem cuidado de todos os planos sociais do governo, vem enfrentando sondagens desfavoráveis e a mais recente, conhecida nesta quarta-feira, a apontava quase 27 pontos atrás do general direitista Otto Perez Molina, do Partido Patriota.