Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fontes do governo afirmam que Itália vai taxar transações financeiras

Milão - O governo italiano pretende aprovar nesta quinta-feira a aplicação de uma taxa de 0,15% sobre as transações financeiras, como parte de um plano de austeridade, informaram fontes governamentais, segundo o jornal Il Sole 24 Ore.

A Itália tinha uma taxa do tipo até 2007, lembra o jornal. A medida, que permitirá obter novos recursos para reduzir o déficit italiano, é parte do desejo europeu de instaurar este tipo de taxa, destacou uma fonte do governo.

A Comissão Europeia propôs na quarta-feira a adoçãod e uma taxa sobre as transações financeiras para alimentar o futuro orçamento da União Europeia (UE). O governo italiano também deve aprovar um aumento dos impostos sobre os lucros dos bancos nas atividades do mercado financeiro.

Roma pretende economizar mais de 40 bilhões de euros adicionais, que se somam aos 25 bilhões do primeiro plano aprovado ano passado, o que deve permitir ao país alcançar um quase equilíbrio orçamentário ao fim de 2014. A dívida italiana, que representa 120% do PIB, está sob estreita vigilância dos mercados e das agências de classificação financeira.