Nicosia - O exército sírio penetrou nesta quarta-feira em duas localidades da província de Idleb, noroeste do país, disse à AFP o presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.
"Tanques e transportes de tropa penetraram nas cidades de Mar Ayane e Ihsem e encontram-se nos arredores de Al Bara", uma localidade conhecida por seus vestígios romanos, indicou Rahman.
"Os soldados se mobilizaram nas localidades e procedem com invasões", acrescentou o presidente do OSDH. Na terça-feira, o exército havia entrado na aldeia de Al Rami, não muito longe da estrada que leva a Alep, segunda cidade da Síria, onde um dirigente do Partido da União Socialista foi detido.
Outro líder opositor, do partido curdo Al Mostakbal, foi preso em Hasaké, nordeste da Síria, disse Rahman. A oposição convocou, por sua vez, através da rede social Facebook, uma mobilização em Alep na quinta-feira.
Já o escritor Munzer Jadam, que na segunda-feira presidiu uma reunião pública da oposição em Damasco, foi atacado na terça-feira por manifestantes favoráveis ao governo, indicaram fontes da oposição à AFP. Cerca de 150 milicianos se concentraram na terça-feira à noite em frente a sua casa em Latakia, noroeste da Síria, e gritaram "slogans hostis à reunião de Damasco", indicou Abdel Rahman.