NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira, antecipando a aprovação no Parlamento grego do plano de rigor fiscal exigido pelos credores de Atenas para dar apoio financeiro adicional ao país: o Dow Jones subiu 1,21% e o Nasdaq, 1,53%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 145,13 pontos, a 12.188,69 pontos, e o Nasdaq, dominado por empresas do setor tecnológico, subiu 41,03 pontos, a 2.729,31 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 1,29% (16,57 pontos), a 1.296,67 pontos.
Assim como na segunda-feira, os índices de ações nova-iorquino estiveram sustentados pelo "otimismo dos mercados sobre a aprovação do plano de austeridade na Grécia", explicou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors.
"Mas o volume de operações se mantém baixo: não há muita convicção. O mercado sabe que é uma solução de curto prazo", atenuou.
Os parlamentares devem pronunciar-se positivamente sobre o plano, condição para a entrega de novos fundos a Atenas por parte de seus sócios europeus e do FMI, a fim de evitar uma interrupção de pagamentos.
Os investidores apostam em uma aprovação, apesar da cólera dos manifestantes que saíram nas ruas de Atenas nesta terça-feira.
"A ideia é que se colocará fim ao problema, que desaparecerá das manchetes dos jornais durante três meses. Ao menos não é negativo. É assim como raciocinam os corretores", comentou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.
O mercado obrigatório terminou em baixa. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 3,045%, contra 2,927% na noite de segunda-feira e os títulos de 30 anos a 4,333% contra 4,282%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto a seus preços.