Jornal Correio Braziliense

Mundo

Petróleo se beneficia do otimismo dos mercados sobre a Grécia

NOVA YORK - Os preços do petróleo aumentaram fortemente nesta terça-feira em Londres e Nova York, impulsionados pelo otimismo dos mercados financeiros sobre o desbloqueio de novos fundos para evitar que a Grécia declare um cessar de pagamentos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude") negociado nos EUA, para entrega em agosto, terminou a 92,89 dólares, numa alta de 2,28 dólares em relação a segunda-feira.

No Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 2,79 dólares, a 108,78 dólares.

"O mercado petroleiro reage positivamente à perspectiva de um acordo na Grécia e entre o governo grego e a União Europeia", explicou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.

O Parlamento grego deve ser pronunciar positivamente na quarta-feira sobre um plano de austeridade, condição para a entrega de novos fundos a Atenas por parte de seus sócios europeus e do FMI, a fim de evitar um cessar de pagamentos no país.

"O mercado antecipa um acordo sobre as medidas de austeridade na Grécia" constatou Phil Flynn, da PFG Best.

A Bolsa de Nova York, assim como o euro, evoluíam em alta nesta terça-feira à tarde por esta razão.

"O rebote" após a queda dos últimos dias "acompanhado de um mercado da bolsa em melhor situação e de um enfraquecimento do dólar, tudo isso contribui para aumentar os preços do petróleo", estimou Sieminski.

"Suspeito que se trata principalmente de um rebote de um mercado que havia caído muito", acrescentou.

Os preços pederam cerca de cinco dólares no mercado nova-iorquino entre quinta-feira e segunda-feira, como consequência do anúncio da Agência Internacional de Energia (AIE) de que iria recorrer as suas reservas estratégicas para abastecer o mercado.