LOS ANGELES - Um importante centro de pesquisa nos Estados Unidos, Los Alamos, foi obrigado a fechar nesta segunda-feira devido à ameaça de incêndios florestais, indicaram funcionários do local, ao enfatizar que todos os materiais nucleares estavam a salvo.
Uma unidade de operações de emergência se mantinha ativa no laboratório localizado em Novo México (sudoeste do país), enquanto as autoridades acompanhavam de perto a orientação do vento no incêndio de Las Conchas, muito perto de Los Alamos.
"Foi uma noite muito longa para os bombeiros", disse Charles McMillan, diretor do Laboratório Nacional Los Alamos (LANL, da sigla em inglês).
O principal problema é a fumaça. "Ventos do noroeste ajudaram durante a noite a manter o fogo afastado da entrada da propriedade do laboratório, mas as previsões apontam uma mudança (dos ventos) ao meio-dia", disse um comunicado do laboratório.
"Todos os materiais perigosos e radioativos continuam sendo protegidos adequadamente, assim como as instalações-chave do lavoratório, como seu acelerador de prótons", completou o laboratório.
No outro lado do país, as autoridades nucleares estão preocupadas com as inundações que estão ameaçando uma usina de energia nuclear em Nebraska, onde uma barreira de proteção caiu.
A barreira que continha as águas do rio Missouri caiu na madrugada de domingo, ameaçando a usina nuclear de Fort Calhoun.
Devido ao colapso do rio Missouri, essa usina está fechada desde 7 de abril.