Washington - Michele Bachmann, uma personalidade cada vez mais popular dentro do movimento ultraconservador americano "Tea party", iniciou na segunda-feira em Waterloo, no estado Iowa, sua campanha para representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2012.
"Estou aqui para anunciar formalmente minha candidatura à presidência dos Estados Unidos", disse num discurso ao ar livre diante do Snowden House, um monumento histórico da cidade, onde foi aplaudida por cerca de duzentas pessoas. Não podemos passar outros quatro anos com Obama", disse, afirmando que a dívida americana, os preços da gasolina e o desemprego chegaram a níveis inaceitáveis.
Bachmann, de 55 anos, chegou em Waterloo, cidade em que nasceu, no domingo, motivada por uma nova pesquisa do jornal local Des Moines Register, que indicou 22% de intenções de voto para ela, contra 23% de Mitt Romney, atual favorito do partido Republicano.
Além de Iowa, Bachmann viajará nesta semana para New Hampshire e para o sul da Califórnia, onde ocorre a primária republicana no começo de 2012.
Estes três Estados são decisivos na escolha de um candidato republicano que deve enfrentar Barack Obama na próxima eleição presidencial.