Miami (EUA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que sofreu uma operação de urgência em Cuba, se encontra em estado crítico, informou neste sábado o jornal El Nuevo Herald, de Miami, citando fontes da inteligência americana. "Chávez está em condições críticas, não à beira da morte, mas crítica e, de fato, complicada", disse uma fonte anônima citada pelo periódico.
O líder de 56 anos foi operado de um abscesso pélvico no dia 10 de junho, em Havana, onde estava em visita oficial após ter visitado Brasil e Equador.
Os rumores sobre seu estado de saúde não cessam na Venezuela devido à falta de informações.
Neste mesmo sábado, o presidente anunciou em sua conta no Twitter que sua filha mais nova e seus três netos chegaram a Cuba para visitá-lo, mas omitiu qualquer comentário sobre seu estado de saúde ou sobre seu retorno à Venezuela. Na sexta-feira, Chávez fez a primeira manifestação em duas semanas, também pelo Twitter.
A última vez que os venezuelanos o escutaram foi em 12 de junho, em uma breve chamada telefônica feita à televisão pública, na qual disse que estava se recuperando.