CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se recupera "satisfatoriamente" da operação de emergência que sofreu em Havana e em "dez ou doze dias" estará de volta ao país, garantiu nesta quarta-feira seu irmão, Adán Chávez. "Garanto a saúde do presidente porque estou chegando de Cuba. O presidente está se recuperando satisfatoriamente", disse Adán Chávez à TV estatal VTV.
"Não sabemos exatamente quando volta. É preciso aguardar a avaliação dos médicos, mas em poucos dias, dez ou doze, o presidente estará por aqui", revelou Adán, governador do Estado de Barinas, terra natal de Chávez. "Ele é um homem muito forte, que além de ter um grande coração possui uma mente poderosa e isto influi em sua recuperação".
Chávez, 56 anos, foi operado de urgência no dia 10 de junho em Havana de um abscesso pélvico, cuja origem permanece em segredo.
Segundo o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, o chefe de Estado é informado dos principais assuntos do país e participa ativamente das decisões de governo.