Jornal Correio Braziliense

Mundo

Congresso americano examina resoluções sobre operações na Líbia

Washington - Duas resoluções que autorizam operações militares americanas "limitadas" na Líbia foram apresentadas na terça-feira no Senado, enquanto vários legisladores ameaçam bloquear o financiamento das operações de uma guerra iniciada sem autorização do Congresso.

Uma das resoluções, elaborada pelo democrata John Kerry e seu colega republicano John McCain, autoriza uma utilização "limitada" da força e proíbe o envio de tropas a território líbio.

"Não é um cheque em branco ao presidente", assegurou Kerry diante de seus colegas do Senado nesta terça-feira de manhã. O texto, apresentado nesta terça-feira, também informa que a autorização de utilização "limitada" da força vence um ano após a entrada em vigor da resolução.

O tom subiu na terça-feira no Congresso, onde vários representantes, entre eles democratas, criticaram o presidente Barack Obama por não ter pedido autorização ao Congresso antes de ordenar, em março, bombardeios contra o regime do coronel Muamar Kadhafi.

A Câmara de Representantes deve examinar nesta semana várias medidas para proibir a utilização de fundos para financiar a guerra na Líbia. Os legisladores estimam que a intervenção na Líbia deve ser autorizada pelo Congresso, como exige uma lei de 1973 sobre "poderes de guerra", que limita as prerrogativas do presidente em caso de operações militares no exterior.