Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama disse a Humala que deseja estreitar relações bilaterais com o Peru

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta terça-feira ao presidente eleito do Peru, o esquerdista Ollanta Humala, a quem manifestou o desejo de estreitar relações bilaterais, informou a Casa Branca. Obama felicitou Humala pela vitória nas eleições de 5 de junho e pelo "compromisso do povo peruano com a democracia", segundo um comunicado.

Obama "ressaltou seu interesse em estreitar a relação bilateral para continuar trabalhando em um amplo leque de temas, entre eles democracia efetiva, respeito a valores compartilhados, crescimento econômico e prosperidade, segurança cidadã" e outros temas regionais de interesse mútuo, disse. A secretária de Estado, Hillary Clinton, já havia telefonado antes a Humala para cumprimentá-lo pela vitória.

Humala, um esquerdista ex-comandante do Exército de 48 anos, manifestou poucos dias antes de ser eleito seu desejo de fortalecer as relações com os Estados Unidos. Anunciou que inclusive estudava a possibilidade de visitar Washington antes de assumir o cargo, no dia 28 de julho.

O responsável pela diplomacia americana para a América Latina, Arturo Valenuela, indicou na segunda-feira que esta possibilidade ainda é avaliada. "Estamos muito dispostos a colaborar com o novo governo. Vemos com bons olhos a cooperação à frente" com Humala, disse Valenzuela à imprensa.

O atual presidente do Peru, Alan Garcia, manteve as relações com os Estados Unidos próximas durante seu mandato.