Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama anunciará na quarta-feira retirada de tropas do Afeganistão

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, anunciará na quarta-feira a proporção de sua planejada retirada de tropas do Afeganistão, prevista para o início do mês que vem, informou um oficial americano sob a condição de manter sua identidade preservada. "O discurso sobre o Afeganistão será na quarta-feira", disse o oficial americano, enquanto Obama se aproxima de uma decisão final sobre a abrangência e a proporção das retiradas previstas para começar em julho.

Um segundo oficial também confirmou que Obama revelará suas intenções na quarta-feira, depois de semanas de consultas com asessores de segurança e diplomacia sobre o progresso na guerra e o futuro tamanho da força americana. Em dezembro de 2009, Obama anunciou o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão para combater os talibãs - elevando o efetivo total a 100 mil - e prometeu que a partir de julho de 2011 os soldados começariam "a voltar para casa".


Mas desde então, a Casa Branca não tem divulgado cifras claras sobre o número de soldados que regressarão, nem sobre a rapidez da retirada, limitando-se a informar que isto se decidirá em função da "situação no terreno".

No Congresso, cada vez mais vozes se elevam para pedir o fim das operações no Afeganistão, especialmente desde a morte de Osama bin Laden, abatido no dia 2 de maio no Paquistão, durante uma operação militar americana.