Washington - As Forças Armadas dos Estados Unidos pediram ao presidente Barack Obama, a um mês de uma retirada programada, que mantenha as tropas adicionais no Afeganistão até o outono (primavera no Brasil) de 2012, informa o Wall Street Journal.
Esta data significaria que o presidente poderia prometer importantes reduções de tropas a uma população cansada da guerra justo antes da eleição presidencial de novembro de 2012, na qual buscará um segundo mandato, mas os comandantes militares afirmaram ao Journal que o calendário eleitoral não tem qualquer relação com a proposta.
Eles afirmam que estão concentrados em exercer toda a pressão possível sobre os talibãs e as violentas províncias do leste, na fronteira com o Paquistão, especialmente durante os próximos dois verões (hemisfério norte), geralmente o período de combates mais intensos.
Obama ordenou o envio de 33.000 soldados adicionais em dezembro de 2009 para conter a crescente ação dos talibãs, o que elevou o total de tropas amreicanas no Afeganistão a 100.000. O governo dos Estados Unidos planeja deixar apenas uma pequena parcela das forças após dezembro de 2014, quando a segurança será transferida aos afegãos.
O presidente prometeu iniciar a retirada das tropas em julho, mas a Casa Branca ainda não revelou o número de soldados que serão retirados do país, nem uma data exata. As fontes ouvidas pelo Journal não souberam confirmar se o Obama seguirá a recomendação dos militares e mudará seus planos de retirada.