Jornal Correio Braziliense

Mundo

Capacidade de produção de cocaína na Colômbia caiu na última década

WASHINGTON - A capacidade de produção de cocaína na Colômbia foi reduzida para menos da metade em uma década, ao mesmo tempo em que a quantidade de plantações de coca permaneceu estável nos últimos dois anos, informou nesta quinta-feira, em comunicado, o escritório do czar antidrogas americano, Gil Kerlikowski.

A capacidade de produção de cocaína pura na Colômbia passou de 700 toneladas métricas, em 2001, a 300 toneladas métricas em 2010, uma queda de 57%. Depois de uma diminuição do cultivo, em 2007 e 2008, "a variação (...) entre 2009 e 2010 não foi estatisticamente significativa". Durante o ano passado, a Colômbia fumigou 101.000 hectares de coca e erradicou manualmente outros i44.775.

As autoridades americanas comprovaram que estas conquistas na Colômbia ocorrem ao mesmo tempo em que se reduz o consumo de cocaína nos Estados Unidos, onde 95% dessa droga provém do país sul-americano.

O governo Barack Obama lançou uma nova estratégia para diminuir o uso de drogas nos Estados Unidos, o principal consumidor, mais centralizada na prevenção e no tratamento.