Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nova Zelândia volta a ser abalada por terremotos

Nova Zelândia - Christchurch foi sacudida novamente nesta segunda-feira (13/6) por uma série de tremores, que não provocaram mortes, mas resultaram em novos danos materiais para a segunda maior cidade da Nova Zelândia, afetada por dois fortes terremotos nos últimos 10 meses.

A cidade foi sacudida pouco depois do meio-dia por um tremor de 5,2 graus, que teve epicentro a 10 km de Christchurch e a 11 km de profundidade. Alguns minutos depois um terremoto de seis graus foi registrado, com epicentro a 14 km da cidade e a 11 km de profundidade.

Os tremores não provocaram vítimas, mas prédios desabaram e milhares de residências ficaram sem energia elétrica e sem água. Todas as escolas foram fechadas.

"É uma situação situação muito grave", declarou o prefeito da cidade, Bob Parker. Christchurch ainda sofre com as consequências do terremoto de 22 de fevereiro, que deixou 181 mortos e destruiu grande parte do centro da cidade.

Seis meses antes, em 4 de setembro, a cidade, situada na ilha sul da Nova Zelândia, sofreu um terremoto de sete graus, que não provocou vítimas, mas deixou grandes danos materiais.