Jornal Correio Braziliense

Mundo

Alemanha confirma contaminação de bactéria E.coli por brotos de feijão

BERLIM - Um instituto sanitário federal alemão confirmou neste sábado oficialmente as análises de laboratório que demonstravam que a epidemia bacteriana mortal foi provada por brotos germinados contaminados, a princípio todos procedentes de uma fazenda alemã de agricultura biológica.

Os biólogos do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) confirmaram os resultados das análises anunciadas na véspera pelas autoridades regionais da Renânia do Norte-Westfália (oeste).

A Alemanha identificou na sexta-feira os brotos germinados de feijão como os causadores da epidemia de E. coli, que deixou 30 mortos na Europa, e suspendeu o alerta contra o consumo de alface, pepinos e tomates crus, que acarretou perdas milionárias aos agricultores europeus.

As autoridades anunciaram oficialmente a suspensão do alerta decretado no fim de maio contra o consumo de pepinos, tomates e alface crus, que custou centenas de milhões de euros aos agricultores europeus.

Trinta pessoas morreram em consequência de uma cepa muito virulenta da bactéria E.coli enterohemorrágica (Eceh), que causa diarreias hemorrágicas e pode provocar transtornos renais graves (a síndrome chamada SHU). No total, 3.000 pessoas sofreram com a infecção em 14 países no período de cinco semanas.