Berlim - A Alemanha se comprometeu a ajudar a Espanha a recuperar o prestígio de suas frutas, legumes e verduras, muito prejudicados pela crise da epidemia de E.coli, anunciou nesta quinta-feira (9/6), em Berlim, o secretário de Estado espanhol para a União Europeia (UE), Diego López Garrido.
[SAIBAMAIS]Segundo o secretário, a Alemanha apoiará uma campanha de promoção dos produtos agrícolas espanhóis que Madri prepara com o objetivo de recuperar o prestígio, a qualidade, a credibilidade das hortaliças. "Hoyer lamentou profundamente e manifestou tristeza com os prejuízos provocados ao setor agrícola, que se viu especialmente afetado pelas primeiras declarações que atribuíram aos pepinos espanhóis a origem da epidemia", declarou López Garrido.
As autoridades de Hamburgo anunciaram em maio ter encontrado o vetor da bactéria mortal que provoca a epidemia, que já causou 25 mortes na Europa, ao apontar para pepinos importados da Espanha. Mas análises posteriores mostraram que não era a mesma bactéria.
Para demonstrar os danos, López Garrido recordou que a Espanha, principal exportador de frutas e hortaliças da União Europeia, vendia 25% de seus produtos para a Alemanha.