Jornal Correio Braziliense

Mundo

Champanhe mais antigo do mundo é vendido a preço recorde

MARIEHAMN - Uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot, o mais antigo do mundo, foi leiloada nesta sexta-feira (3/6) pelo preço recorde de 43.056 dólares.

A garrafa de 200 anos foi resgatada de um naufrágio ocorrido entre 1825 e 1830 e descoberto em julho passado, perto do arquipélago de Aaland, no sudoeste da Finlândia, região onde ocorreu o leilão. "Esta é uma garrafa especial, porque este era o vinho da Madame Clicquot", disse à AFP Fabienne Moreau, um historiador da marca Veuve Clicquot, referindo-se a Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a mulher que dirigiu a empresa no século 19.

Os observadores, imprensa e agentes de licitação lotaram o auditório no centro do Mariehamn para ouvir o leiloeiro João Kapon anunciar o novo recorde. Moreau disse que a venda "demonstra o valor e o prestígio que este tipo de bebida ainda carrega".

Uma garrafa de champanhe da casa agora extinta de Juglar, que foi recuperado do mesmo naufrágio, foi vendida por 24.000 euros no mesmo leilão. Kapon disse à AFP depois do leilão que um comprador de Cingapura adquiriu as duas garrafas.

O leilão incluiu a venda de mais de 40 outras garrafas exclusivas dos porões de Veuve Clicquot, por mais de 1.000 euros cada.

Bjoen Haeggblom, porta-voz do governo Aland, disse que todo o lucro do leilão será revertido para causas beneficentes, incluindo o financiamento da arqueologia marinha e proteção ambiental da região.

De acordo com Acker Merral & Condit, o recorde anterior para um leilão de champanhe era de 2008, quando uma garrfa de 1959 Dom Perignon rose foi vendida por 40 mil dólares. Contudo, o preço de venda do Veuve Clicquot ficou abaixo das expectativas. Em novembro de 2010, Juhlin disse à AFP que as garrafas poderiam ser vendidas à 100 mil euros cada.