MOSCÚ - A Rússia impôs nesta quinta-feira (2/6) uma série de condições para que seja suspensa a proibição da importação de verduras da União Europeia, que foi estipulado no mesmo dia do surgimento da mortal bactéria.
Por meio de comunicado, a Agência de Proteção do Consumidor da Rússia pediu que "as estruturas competentes" da Alemanha ou da UE confirmem "as razões da epidemia", antes de todas as suspensões do embargo.
[SAIBAMAIS]Segundo Moscou, os europeus devem estabelecer como e através de quais alimentos foram propagadas as bactérias e determinar a origem dos produtos responsáveis pelo surgimento.
A Rússia pede também à UE que demonstre que a situação está sob controle e que publique uma lista com as medidas que permitiriam deter a propagação da epidemia. Horas antes, a Comissão Europeia pediu a Moscou "a retirada imediata do embargo imposto a todas as exportações de verduras da União Europeia".
A epidemia provocada pela bactéria enterohemorrágica E.coli (Eceh) já provocou 18 mortes na Europa, sendo 17 delas na Alemanha.