Jornal Correio Braziliense

Mundo

Lula encerra visita a Cuba após reuniões com Fidel e Raúl Castro

Havana - O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta quinta-feira uma visita de dois dias a Cuba, durante a qual se reuniu com Fidel e Raúl Castro, e revisou projetos financiados por Brasília. Após a visita, Lula viajou para a Venezuela.

"Fiquei muito entusiasmado, penso que as coisas estão bem, agora vou a Caracas, amanhã participarei em um fórum com empresários e hoje conversarei um pouco com o presidente (Hugo) Chávez", declarou Lula no aeroporto, onde se despediu do presidente Raúl Castro.

Lula, que visitou Fidel na quarta-feira, afirmou que o ex-governante está "muito falante como sempre". Também se disse "feliz porque o trabalho que o Brasil está fazendo com Cuba está avançando muito bem".

Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por uma grave crise de saúde, é um antigo amigo de Lula desde a época que era dirigente sindical. O ex-presidente visitou a ilha quatro vezes durante seus dois mandatos (2003-2011).

"Espero que a presidenta Dilma (Rousseff) faça uma visita a Cuba e que depois o presidente Raúl visite o Brasil para que nossas relações continuem cada vez melhor", completou.