Só quem sofreu na pele os horrores do massacre de Srebrenica sabe o que significou o desembarque de Ratko Mladic no Aeroporto Haia, em Rotterdam (Holanda), às 19h45 (12h45 em Brasília). O ex-general bósnio-sérvio ; acusado de ordenar o extermínio de 8 mil homens e garotos muçulmanos, em 1995 ; já está em poder do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia. ;É tarde, mas melhor agora do que nunca;, afirmou ao Correio Vildana Jahic, uma publicitária iugoslava que teve o tio Tahir assassinado pelos homens de Mladic. ;Ele foi brutalmente morto em seu apartamento, arremessado da janela. O corpo ficou quatro dias na rua e depois acabou enterrado numa cova coletiva. Minha tia foi estuprada pelos soldados, durante os três meses seguintes;, recorda.
Mladic, o ;carniceiro da Bósnia;, ouviu dos funcionários da Prisão de Scheveningen os detalhes do indiciamento e recebeu explicações sobre as regras do centro de detenção da Corte de Haia. Também teve acesso a uma lista de advogados de defesa e foi examinado por um médico.
O prisioneiro de 69 anos passou a primeira noite em uma cela individual de 10m2, com cama, mesa, prateleira, armário, banheiro e um telefone ; ainda que as ligações sejam restritas e vigiadas. Miranda Sidran-Kamisalic, embaixadora da Bósnia na Holanda, revelou à CNN que ele estava ;muito falante; ao chegar a Haia e que parecia ;muito saudável e em forma;. O promotor-chefe da Sérvia, Vladimir Vukceviv , contou que Mladic aparentava bom humor e, durante a estada na cadeia em Belgrado, tinha solicitado obras clássicas russas.
;Mladic fará uma aparição inicial perante o juiz, provavelmente nesta semana, onde se declarará culpado ou inocente. Então, a data do julgamento será marcada;, explicou à reportagem o advogado Mark Vlasic, que participou do processo envolvendo o ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic e de audiências do caso do massacre de Srebrenica. ;Os promotores podem pedir uma revisão do indiciamento e estabelecer um plano para fornecer documentos à defesa;, acrescentou o também professor de direito da Georgetown University. Vlasic tem certeza de que, caso seja considerado culpado pelo júri, Mladic passará o resto da vida atrás das grades.
Alerta
Michael P. Scharf, professor de direito da Case Western Reserve University (em Cleveland), compartilha da opinião do colega. ;Existe inclusive um vídeo de Mladic feito durante o massacre de Srebrenica. No julgamento do ex-presidente bósnio-sérvio Radovan Karadzic, acusações e evidências apresentadas contra Mladic apontam para a prisão perpétua;, lembra ele, em entrevista por e-mail. Segundo Scharf, a extradição do ex-general de Belgrado para Haia deve prolongar o funcionamento do tribunal, cuja desativação ocorreria em 2012. ;A captura de Mladic após 15 anos lança um sinal para outros criminosos indiciados ; como os líderes Muamar Kadafi (Líbia) e Omar Al-Bashir (Sudão) ; de que eles eventualmente enfrentarão a Justiça;, atesta. Ele acredita que o julgamento do ex-comandante militar começará em seis meses e o veredicto só será anunciado em 2013.
;O início do processo deve demorar, apesar de Mladic ter sido indiciado há 16 anos;, afirma ao Correio Timothy Waters, professor de direito da Universidade de Indiana. Ele explica que o réu precisará de tempo para preparar sua defesa, e a promotoria deverá pedir ao juiz que una o julgamento dele ao de Karadzic ; ambos responderão a acusações similares. Além do massacre em Srebrenica, Mladic responderá pelo cerco a Sarajevo, que levou 10 mil pessoas à morte.