Joplin - Quatro dias depois do tornado que devastou a cidade americana de Joplin, em Missouri (centro), 232 pessoas continuam desaparecidas e algumas delas poderão estar entre as 125 encontradas mortas, disseram autoridades nesta quinta-feira (26/5).
As autoridades, que apenas conseguiram identificar um dos 125 corpos recuperados dos escombros, pediram paciência aos ansiosos familiares, enquanto se realiza o processo de identificação, que envolve testes de DNA e de impressões digitais.
Alguns dos desaparecidos poderão estar entre os restos mortais ainda sem identificação, que estão armazenados em um depósito de cadáveres construído às pressas.
Questionado sobre o porquê de as famílias não terem autorização de entrar no necrotério para reconhecer visualmente os corpos, a vice-diretora de segurança pública do Missouri, Andrea Spillers, disse: "isso não é 100% exato, e nosso objetivo é ter 100% de precisão".
"Não podemos supor que os 232 desaparecidos tenham morrido", completou, advertindo que a lista poderá mudar se forem registrados mais desaparecidos ou se mais corpos forem identificados.
"Alguns simplesmente não puderam entrar em contato com amigos e familiares. Também é possível que ainda haja pessoas presas entre os escombros que não tenham sido oficialmente reportadas como desaparecidas", advertiu Spiller.
As buscas por sobreviventes continuavam nesta quinta-feira, com a esperança de encontrar sobreviventes, mas o otimismo se desvanecia depois do fracasso de quarta-feira, quando as equipes de resgate não encontraram ninguém, nem vivo nem morto.
As famílias com um ou mais membros desaparecidos mantiveram uma busca desesperada, mas a comunicação ruim e irregular e a devastação completa de algumas áreas dificultaram as buscas.
O governador do Missouri, Jay Nixon, anunciou que serão realizados serviços fúnebres em memória da comunidade no domingo, quando o presidente Barack Obama visitará a cidade na volta de sua viagem à Europa.