Roma - A polícia italiana prendeu Giuseppe Dell;Aquila, apontado com um dos chefes da máfia italiana, em uma residência equipada com forte aparato de segurança na região de Nápoles, informou a imprensa local.
O acusado, foragido da Justiça há nove anos, figurava em uma lista dos fugitivos mais perigososos da Itália e é considerado um dos homens mais influentes da Camorra, a violenta máfia napolitana. É atribuída a ele a formação de uma aliança entre diferentes grupos da máfia napolitana.
A Justiça acusa Dell;Aquila de extorsão, roubo e lavagem de dinheiro.
De acordo com o oficial de polícia Vittorio Pisani, que conduziu a operação anti-máfia, Dell;Aquila era "o mais carismático dos chefões" da região de Nápoles, apesar de seu estilo de vida aparentemente sóbrio, vivendo sozinho e dirigindo um velho Fiat.
Giuseppe Dell;Aquila tentou fugir através de vinhedos que estavam atrás da casa. Quatro câmeras de vigilância tinham sido instaladas em torno da residência, onde os agentes encontraram roupas de grandes estilistas e garrafas de champagne, segundo a mesma fonte.
O mafioso Salvatore Giuliano, que se "arrependeu" de seus crimes, qualificou Dell;Aquila como um "assassino cruel" e atribui a ele "cerca de 100 assassinatos".
A Camorra é especialmente ativa em Nápoles, onde possui uma rede internacional que administra bilhões de euros. Ela é particularmente poderosa no campo do tráfico de drogas e da falsificação.