Santiago - Os restos mortais do ex-presidente chileno Salvador Allende, exumados nesta segunda-feira, já foram submetidos a exames radiológicos, o que deu início a uma investigação histórica que pode levar meses, disse à AFP o diretor do Serviço Médico Legal do Chile (SML).
Logo após a exumação, os peritos levaram os ossos ao Laboratório de Antropologia, onde foi realizada uma radiografia de todo o conteúdo da urna, além de radiografias individuais de fragmentos", explicou Patricio Bustos, diretor do SML
"Há mais de 15 dias, já tínhamos coletado amostras de sangue da senadora Isabel Allende - filha do ex-presidente -, de uma irmã e de uma neta", complementou.
As perícias serão realizadas por antropólogos, odontologistas, arqueólogos, geneticistas e radiólogos chilenos e estrangeiros.
"Durante esta semana, esperamos estabelecer um cronograma de trabalho,que poderemos compartilhar com o juiz e com a família", disse o diretor do SML a respeito dos prazos.
A investigação busca esclarecer as causas da morte do ex-presidente socialista em meio ao bombardeio do palácio presidencial de La Moneda, em 11 de setembro de 1973.
O resultado poderá confirmar a versão oficial do suicídio ou levantar a hipótese de um assasinato o de uma morte assistida.