Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos pedem ao Sudão que retire tropas da cidade de Abyei

Washington - Os Estados Unidos exortaram nesta segunda-feira (23/5) o Sudão a retirar suas tropas da cidade de Abyei, que tinha vários locais incendiados e enfrentava uma onda de saques, em um avanço das forças do Norte que as autoridades do Sudão do Sul denunciam como uma "invasão".

"Acreditamos que essas forças devem ser retiradas", disse o enviado americano para o Sudão, Princeton Lyman, a jornalistas.

Lyman considerou que a "ocupação" de Abyei pelas forças de Cartum é "uma resposta muito desproporcional por parte do governo do Sudão" a um ataque contra um comboio das Nações Unidas que escoltava tropas na semana passada.

O "ataque contra o comboio da ONU é lamentável e equivocado, mas acreditamos que a resposta do governo foi desproporcional e irresponsável", ressaltou.

Milhares de civis fugiram para o sul desta região disputada entre o Norte e o Sul, depois que soldados e tanques das Forças Armadas do Sudão (SAF, exército regular de Cartum) tomaram a cidade violando os acordos de paz em vigor.

Abyei é um dos principais focos de tensão desde o final da guerra civil entre o Norte, muçulmano e árabe, e o Sul, predominantemente cristão e negro, que ocasionou a morte de dois milhões de pessoas. Está no centro de uma luta pelo acesso à água, mas também por rivalidades tribais históricas.