Cabul - O líder dos talibãs afegãos, o mulá Mohammad Omar, desapareceu de seu "esconderijo" no Paquistão, afirmou nesta segunda-feira em Cabul o porta-voz dos Serviços Secretos do Afeganistão (NDS), que não pôde, no entanto, confirmar a morte, anunciada pela imprensa de Cabul, mas desmentida pelos insurgentes.
"O mulá Omar desapareceu do local onde estava, há quatro ou cinco dias", declarou Lutfullah Mashal, em uma entrevista coletiva.
"Podemos confirmar que desapareceu do esconderijo de Quetta, no Baluchistão (província do sudoeste do Paquistão), mas até agora não podemos confirmar a morte", acrescentou o porta-voz do NDS.
Um porta-voz dos talibãs no Afeganistão negou à AFP a morte do líder do movimento, depois que fontes da inteligência afegã anunciaram o falecimento do mulá Omar no Paquistão.
"Isto é pura propaganda. É totalmente impossível", declarou à AFP o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, por telefone e de um local não revelado.
Uma fonte dos serviços de inteligência do Afeganistão anunciou, sob anonimato, que o serviço secreto paquistanês havia matado o mulá Omar.