Jornal Correio Braziliense

Mundo

Astronautas do Endeavour e da ISS inspecionam placa danificada

Astronautas do Endeavour inspecionaram neste sábado uma placa danificada do escudo térmico do ônibus espacial americano, indicou a NASA.

A inspeção foi efetuada com o braço robótico do Endeavour, acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), utilizando uma câmera e um laser, que permitirá determinar se é necessário realizar um conserto para garantir um retorno seguro do ônibus à atmosfera.

Leroy Cain, que dirige a equipe técnica encarregada da missão, disse na sexta-feira que não havia motivos para preocupação.

"Não há nada de alarmante aqui e não estamos realmente preocupados. Estamos fazendo o que entendemos e sabemos que devemos fazer nestes casos", disse.

Os resultados da inspeção de duas horas serão revelados 24 horas depois do seu início, às 04h00 GMT deste sábado (01h00 de Brasília), segundo funcionários da Nasa.

A placa pode ter sido danificada por parte de uma espuma isolante ou por gelo e será reparada pelos astronautas durante uma caminhada espacial, caso seja necessário.

Mais cedo, os astronautas da ISS tiveram uma oportunidade histórica neste sábado de conversar com o papa Bento XVI por cerca de 20 minutos.

"Bem-vindo a bordo da Estação Espacial, Sua Santidade", disse Dmitry Kondratyev, comandante russo da missão na ISS.

Os tripulantes da ISS e do Endeavour saudaram com entusiasmo o Papa, que sorriu e retribuiu a saudação. O Sumo Pontífice disse que admira a coragem e o compromisso dos astronautas, e descreveu sua missão no espaço como "uma aventura para descobrir as origens da Humanidade".

O ônibus espacial foi lançado na segunda-feira do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, para uma missão de 16 dias destinada a levar à ISS um potente experimento de física para investigar a origem do universo.

Será o último voo do Endeavour antes de sua aposentadoria definitiva.