- O vulcão Grimsvoetn entrou em erupção neste sábado na maior geleira da Islândia, anunciaram os serviços meteorológicos islandeses, indicando que uma grande coluna de fumaça ergueu-se sobre a cratera.
"Uma erupção teve início em Grimsvoetn e um avião está a caminho de lá para recolher mais informações", indicou à AFP o meteorologista Haraldur Eirkisson.
"Havia uma nuvem erguendo-se de Grimsvoetn às 19h00 GMT (16h00 de Brasília) e pouco antes das 20h00 GMT (17h00) alcançou 11 km de altura", acrescentou o cientista.
Outro especialista da Agência Meteorológica Islandesa, Fridjon Magnusson, indicou à AFP menos de duas horas depois que a nuvem tinha atingido uma altura de 20 quilômetros.
O vulcão Grimsvoetn está localizado na geleira Vatnajoekull (sudeste da Islândia).
Em abril de 2010, uma nuvem de cinzas expelida após a erupção do vulcão islandês Eyjafj;ll obrigou as autoridades europeias a fechar o espaço aéreo da Europa. Mais de 100.000 voos foram cancelados e mais de oito milhões de passageiros ficaram bloqueados.
Ainda não é possível determinar neste sábado à noite se as cinzas da erupção do Grimsvoetn podem provocar problemas como esse. O vulcão está situado sob uma espessa camada de gelo, o que foi determinante para os efeitos da erupção de abril de 2010.
"É a interação entre a água fria e o magma quente que causa a formação de minúsculas partículas", particularmente perigosas para as turbinas dos aviões, explicou no mês passado à AFP Susan Stipp, professora de Nanociências da Universidade de Copenhague.
"A erupção ainda não se estendeu para muito longe (...) Estamos apenas nas primeiras horas da erupção; não podemos dizer ainda se terá um efeito no tráfego aéreo como o Eyjafj;ell," disse Magnusson.
Bjarni Steinthorsson, um fazendeiro que vive perto da geleira Vatnajoekull, indicou no site do jornal islandês Morgunbladid que pequenas quantidades de cinzas tinham começado a cair. A neve que cobre a região "ficou negra", disse.
Os serviços de segurança rodoviária islandeses anunciaram neste sábado o fechamento temporário de uma estrada próxima ao local da erupção.