Jornal Correio Braziliense

Mundo

Paquistão: 15 mortos em atentado contra caminhão-tanque da Otan

PESHAWAR - Ao menos 15 pessoas morreram neste sábado quando uma bomba colocada em um caminhão-tanque da Otan carregado de combustível e destinado ao Afeganistão explodiu perto de uma cidade fronteiriça paquistanesa, indicaram as autoridades.

Após a explosão, diversas pessoas começaram a recolher a gasolina que estava vazando do veículo, localizado em Landi Kotal, na região tribal de Jiber (noroeste), indicou o responsável da administração local, Shafeerula Wazir.

"O caminhão-tanque se incendiou após a explosão causada por uma pequena bomba, antes do amanhecer", disse. "Os vizinhos correram e começaram a recolher a gasolina que saía do caminhão destruído, uma vez extinto o fogo", acrescentou.

"De repente começou um novo incêndio, e ao menos 15 pessoas morreram queimadas, incluindo cinco jovens que estavam recolhendo gasolina em baldes", explicou.

Anteriormente, outros 11 contêineres e caminhões-tanque da Otan foram destruídos na cidade de Torjam, indicou outro responsável da administração Iqbal Jattak.

"Os veículos foram incendiados após ocorrer uma explosão em um dos caminhões-tanque, por volta da meia-noite", disse o responsável.

Segundo ele, o fogo começou devido a uma bomba ativada por controle remoto.

"Não houve vítimas", disse Jatak à AFP.

Wazir confirmou este ataque, e disse que um total de 12 veículos da Otan foram destruídos nos dois incidentes.

Por enquanto ninguém reivindicou os atentados, mas no passado os talibãs já realizaram ataques similares.