Cidade do México - Um intenso tiroteio entre o cartel dos Zetas e uma organização local do tráfico de drogas no estado mexicano de Zacatecas (norte) deixou pelo menos 10 mortos, informou esta sexta-feira (20/5) a promotoria.
O enfrentamento no município de Florencia de Benito Juárez, em Zacatecas, "deixou pelo menos 10 mortos e digo pelo menos porque algumas testemunhas afirmam que este grupo, antes de se retirar, levantou outros corpos e os levou", disse, durante entrevista coletiva à imprensa local, Arturo Nahle, promotor estadual.
No local do tiroteio foram abandonados 11 veículos, entre eles 6 caminhonetes blindadas, bem como armas de grosso calibre, granadas, pistolas e carregadores para fuzis AR-15 e Ak-47, acrescentou o funcionário.
O promotor disse, ainda, que a organização que enfrentou os Los Zetas se faz chamar de ;Cártéis Unidos;, até agora conhecida apenas nesta localidade.
A cidade de Florencia de Benito Juárez, pequeno povoado serrano de difícil acesso, com 3.000 habitantes, viveu momentos de terror durante o tiroteio, escondendo-se em casas e escolas.
Nahle reconheceu que o cartem de Los Zetas, integrado por ex-militares desertores, ampliou sua presença até esta entidade localizada no norte do país e entre a costa do Pacífico, onde domina o cartel de Sinaloa, e a do Golfo do México, onde surgiram Los Zetas.
O México vive uma sangrenta guerra entre os cartéis de tráfico de drogas, que deixou 37 mil mortos desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva contra eles, com 50 mil militares.