Jornal Correio Braziliense

Mundo

Decisão sobre novo diretor do FMI será tomada até 30 de junho

Washington - O processo de seleção do novo diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional começará com indicações abertas em 23 de maio e estima-se que a decisão final seja tomada em 30 de junho, informou a instituição financeira na noite de sexta-feira (20/5).

"Estou muito contente em anunciar que o Comitê Executivo do Fundo adotou um procedimento que permite que a seleção do próximo diretor-gerente a assumir funções ocorra de forma aberta, meritória e transparente", disse A. Shakour Shaalan, decano do comitê executivo do FMI, em comunicado.

O posto foi aberto em circunstâncias extraordinárias esta semana, depois que o ex-diretor, Dominique Strauss-Kahn, renunciou em meio a um escândalo sexual.

Um indivíduo "pode ser nomeado para a posição de diretor-gerente por um governador do fundo ou um diretor executivo, durante um período de nomeação que deve começar em 23 de maio de 2011 e terminará em 10 de junho de 2011", disse o FMI.

O objetivo do comitê "é selecionar o diretor-gerente por consenso, com o objetivo de concluir o processo de seleção até 30 de junho de 2011".

A ministra das Finanças francesa Christine Lagarde emergiu esta sexta-feira como a escolha europeia para presidir o FMI, e seu nome ganhou fôlego depois que o candidato turco desistiu da disputa.

Mesmo que líderes de economias emergentes cobicem o cargo monopolizado pelos europeus desde 1946, analistas consideram Lagarde a provável favorita a substituir Strauss-Kahn depois que ele renunciou ao posto para responder às acusações de crime sexual, em Nova York.

Lagarde é "praticamente a eleita" da União Europeia para suceder Strauss-Kahn, informou uma fonte do bloco.