Washington - Os Estados Unidos aumentaram para 18 meses o prazo de asilo temporário para os haitianos que vivem ilegalmente no país desde o devastador terremoto que destruiu a ilha em janeiro de 2010, informou o Departamento de Segurança Nacional americano.
De acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (17/5), o novo prazo começará a valer a partir de 23 de julho e terminará em 22 de janeiro de 2013.
Nos dias seguintes ao terremoto, a administração do presidente Barack Obama deu - segundo dados oficiais - o status de "protegido temporariamente" (TPS, na sigla em inglês) a cerca de 48 mil haitianos que residem nos EUA sem os documentos de imigração adequados.
Tal certificado concede aos haitianos, com análise prévia de cada caso, 18 meses de residência e autorização para trabalho temporário.
"Durante o longo período que se segue aos devastadores terremotos no Haiti, os EUA se mostram plenamente comprometidos a manter nossa responsabilidade de assistência aos indivíduos afetados pela tragédia mediante ferramentas previstas em lei", disse a secretária do Departamento, Janet Napolitano, no comunicado.
O terremoto de janeiro de 2010 no Haiti deixou um saldo de pelo menos 220 mil mortos e mais de um milhão de desabrigados no país.