Genebra - Um raríssimo diamante rosa - de uma extrema pureza química não vista no mercado há 30 anos - será leiloado pela casa Sotheby;s nesta terça-feira em Genebra. Acredita-se que a pedra será arrematada por um valor entre US$ 9 e 16 milhões. O diamante, que está em um anel, foi certificado como tendo uma cor natural "rosa intenso" pelo Instituto Gemológico da América, divulgou um comunicado da casa de leilões.
O diamante pertence a uma categoria (tipo IIa) a qual pertence apenas 2% dos diamantes classificados, muito buscada por colecionadores e profissionais do ramo. De acordo com a Sotheby;s, a beleza e raridade da pedra se devem também a sua forma e seu tamanho.
O diamante pertence a um colecionador particular e será leiloado no final da tarde desta terça-feira. Descobertos na Índia, os diamantes rosa fascinam os colecionadores. Entre os mais célebres da história figuram o lendário Darya-i-Nur (mar de luz), da coroa do Irã, e o Hortência, que pertencia a mãe do imperador Napoleão III.
Em novembro do ano passado, um diamante rosado foi arrematado em Genebra pelo valor de US$ 46,16 milhões, estabelecendo um recorde mundial para um diamante incrustado em uma joia.