TÓQUIO - A operadora da central nuclear de Hamaoka interrompeu neste sábado a produção na instalação, localizada em uma região de forte atividade sísmica do centro do Japão, como havia solicitado o governo.
O reator número 5 parou neste sábado às 13h00 (1h00 de Brasília), anunciou o porta-voz da Chubu Electric Power Co, Hiroaki Oobayashi. O número 4 já havia sido paralisado na sexta-feira.
O reator 3 está sendo submetido a verificações e as unidades 1 e 2 da central de cinco reatores já haviam sido paralisados em definitivo em 2009.
Dois meses depois do acidente nuclear de Fukushima (nordeste) após o terremoto e tsunami de 11 de março, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu a Chubu Electric Power a suspensão das atividades na central de Hamaoka para proteger a população da região.
Kan destacou que, segundo os especialistas, existe 87% de probabilidade de um terremoto de 8,0 graus nos próximos 30 anos na região da central, que fica a 100 quilômetros da zona industrial de Nagoya e a 200 km de Tóquio.