ROMA - Cerca de mil refugiados provenientes da Líbia chegaram nesta sexta-feira ao porto da pequena ilha italiana de Lampedusa a bordo de várias embarcações, indicaram fontes da guarda-costeira local.
Deste total, 166 refugiados chegaram no início da manhã, entre eles nove mulheres e quatro crianças, segundo a mesma fonte.
Outra embarcação com 265 pessoas desembarcou poucas horas depois e uma terceira com 150 logo em seguida. Um quarto navio, com 200 pessoas, tinha dificuldades, e deverá ser rebocado por uma embarcação militar.
Paralelamente, chegaram cerca de 15 imigrantes em um pequeno barco, enquanto uma embarcação com 500 pessoas está sendo ajudada por uma equipe de salvamento formada por três embarcações militares.
"Um alto número destes imigrantes passaram vários dias no mar, embora suas condições não sejam tão ruins", declarou Giustino Strano, de um centro médico local.
Desde a queda do presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Alí em meados de janeiro, mais de 25 mil imigrantes, provenientes do Norte da África e da Ásia, desembarcaram em Lampedusa, contra os 4.000 em todo o ano de 2010.
O governo italiano ordenou a transferência dos imigrantes em ferry a centros de acolhimento localizados no resto da península, para evitar que a pequena ilha seja invadida por refugiados, como ocorreu nos meses anteriores, gerando uma verdadeira emergência sanitária. Segundo dados da chancelaria italiana, 11 mil imigrantes provenientes da Líbia desembarcaram neste ano na Itália.