Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia irão a bicentenário do Paraguai

Assunção - Os presidentes de Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia irão a Assunção no próximo fim de semana para assistir ao bicentenário de independência do Paraguai, informaram nesta quarta-feira (11/5) porta-vozes governamentais paraguaios.

"Dilma Rousseff do Brasil, Cristina Kirchner da Argentina, José Mujica do Uruguai e Evo Morales da Bolívia assistirão aos atos principais programados para a celebração", anunciou Hugo Saguier, coordenador da comissão paraguaia que organiza o evento.

Segundo Saguier, também virão a Assunção o vice-presidente de Taiwan, Vicent Siew, o secretário de Estado adjunto para América Latina dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela, e delegações de mais 41 países.

O presidente paraguaio Fernando Lugo pronunciará no dia 14 de maio um discurso durante a abertura do Pátio do Bicentenário na Casa da Independência, que será seguida do hino, cantado na Catedral, de um desfile militar e de uma serenata no Palácio de López, sede do governo.

Os principais edifícios públicos, ruas e avenidas foram repintados e decorados com bandeiras do país. Desde o último fim de semana têm sido realizados atos culturais na capital e nas principais cidades do país, com grande participação de estudantes.

Grupos de indígenas e de mulheres aproveitaram as celebrações de independência para reivindicar seus direitos. Cerca de cem nativos da tribo Mbiá se instalaram na praça da capital paraguaia para exigir o título de terras que ocupam nos departamentos de Canindeyú (leste) e Amabay (noroeste).