Brasília - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançou na segunda-feira (9/5) cinco bombas sobre Trípoli, a capital da Líbia. De acordo com as autoridades líbias, o ataque aéreo acabou atingindo um prédio onde normalmente os deputados se reúnem. Não há informações sobre outros alvos atingidos. Também não há dados sobre feridos e mortos.
As autoridades líbias convidaram alguns jornalistas nacionais e estrangeiros para verificar de perto os efeitos dos ataques aéreos. Porém, a visita ao prédio atingido foi acompanhado pelos agentes federais. Os jornalistas continuam sem autorização para circular no país sem o acompanhamento de autoridades locais.
Os bombardeios da Otan provocaram nuvens de fumaça sobre a capital líbia e também foram ouvidas explosões por toda a cidade. Segundo relatos, alguns moradores de Trípoli reagiram aos ataques aéreos com tiros para o ar e buzinas.
Desde março, as forças da Otan bombardeiam a Líbia. Por decisão dos líderes políticos que compõem a organização, os ataques têm o objetivo de proteger os civis e as forças de oposição ao governo do presidente Muammar Kadafi.
O governo Kadafi é alvo de investigação no Tribunal Penal Internacional por violação aos direitos humanos e crimes contra a humanidade. Paralelamente pesam contra ele denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos. Kadafi está no poder há quase 42 anos.