Jornal Correio Braziliense

Mundo

13 mortos em choques entre militares e traficantes na fronteira do México

Novo Laredo - Membros do cartel dos Zetas e marinheiros mexicanos que patrulhavam uma importante represa, na fronteira com os Estados Unidos, entraram em confronto, durante o qual morreram 12 pistoleiros e um militar, informou nesta segunda-feira (9/5) a Marinha, em comunicado.

O confronto começou quando os marinheiros patrulhavam domingo uma ilhota na Represa Falcón, localizada no Rio Bravo, quando "se depararam com um acampamento presumivelmente dos "Zetas", segundo um comunicado.

No confronto "morreram 12 criminosos presumíveis" e um marinheiro, além de terem sido apreendidas 20 armamentos de longo alcance, acrescentou.

O acampamento dos Zetas "tinha a função de ponto de concentração para o transporte de maconha, em lanchas, para os Estados Unidos", explicou.

Os Zetas são uma organização liderada por soldados de elite desertores que há pouco mais de um ano deixou de operar para o cartel do Golfo motivando uma cruel disputa pelo controle de Tamaulipas e outras regiões do nordeste mexicano, segundo as autoridades.