Jornal Correio Braziliense

Mundo

Narcotraficante Makled chega à Venezuela após ser extraditado da Colômbia

Caracas - O suposto narcotraficante venezuelano Walid Makled, detido em agosto de 2010 na Colômbia, chegou a Caracas nesta segunda-feira (9/5) ao meio-dia, após ser extraditado de Bogotá, segundo imagens transmitidas pela televisão oficial.

Makled, de 42 anos, chegou a bordo de um avião venezuelano em um aeroporto militar do centro da cidade, longe das câmeras e dos jornalistas, e foi levado para fora do terminal escoltado por uma impressionante caravana policial.

Nas próximas horas, este suposto narcotraficante, cuja extradição suscitou um grande interesse nas últimas semanas, será apresentado ante um juiz venezuelano, que o acusará formalmente dos crimes de tráfico ilícito de drogas, lavagem de dinheiro, associação para delinquir e homicídio.

Os Estados Unidos também pediram a extradição de Makled por uma acusação de narcotráfico, mas o governo colombiano argumentou que Caracas havia realizado a solicitação primeiro e que os crimes imputados ao narcotraficante em seu país de origem são mais graves.

Sua extradição levou meses para se concretizar, embora o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tenha garantido ao seu homólogo Hugo Chávez que Makled seria levado à Venezuela.

O último obstáculo foi superado na semana passada, quando a Venezuela respondeu a uma nova demanda da Colômbia sobre garantias em relação aos direitos humanos.