Mais de 300 mil fiéis católicos assistiram neste domingo (8/5) à missa conduzida pelo papa Bento XVI no parque San Giuliano, em frente a Veneza. Milhares de pessoas começaram a chegar ao local nas primeiras horas da manhã. Em pouco tempo, o parque de mais de 700 hectares - recentemente reformado e transformado em área de proteção ambiental - estava repleto de famílias e jovens.
O custo da viagem, que chegou a 2 milhões de euros, foi duramente criticado, inclusive pela Igreja italiana. O pontífice, de 84 anos, realiza uma visita pastoral de dois dias iniciada no sábado, quando foi a Aquileia, perto da fronteira com a Eslovênia, e à praça de São Marco, em Veneza.
Após a missa, em que o papa pediu pela paz, Bento XVI retornará a Veneza para reunir-se com bispos e o cardeal Angelo Scola, patriarca da cidade. Depois, seguirá a bordo de uma gôndola até a basílica barroca de Santa Maria da Saúde, do outro lado de Veneza, onde se encontrará com artistas, empresários e representantes da comunidade. O papa voltará ao Vaticano ainda na noite deste domingo.