Washington - A Casa Branca avaliava nesta terça-feira a possibilidade de divulgar fotos do corpo de Osama bin Laden, debatendo entre a oportunidade de mostrar ao mundo que o líder da Al-Qaeda está efetivamente morto e o temor de represálias que isso poderia acarretar.
[SAIBAMAIS]A equipe de segurança do presidente americano Barack Obama continua debatendo este sensível tema sem ter chegado ainda a uma decisão, indicou nesta terça-feira à AFP um alto funcionário do governo, que pediu para não ser identificado.
Representantes do Congresso americano exigem a divulgação de fotos do corpo de Bin Laden, abatido na noite de domingo no Paquistão, durante uma operação das forças especiais dos Estados Unidos.
Depois da análise de seu DNA, o corpo de Bin Laden foi sepultado no Mar Arábico de um porta-aviões americanos, depois de uma cerimônia segundo a tradição muçulmana, informaram funcionários.
Os representantes parlamentares desejam demonstrar à opinião pública mundial que a perseguição do homem mais procurado do mundo terminou, pois os partidários de teorias conspiratórias indicam, principalmente na internet, que a morte de Bin Laden é uma farsa dos Estados Unidos.
A Casa Branca avalia as consequências do impacto que pode ser provocado por essas imagens, como manifestações ou até atos violentos no mundo árabe. Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça, de acordo com outro alto funcionário americano.
"Faremos todo o possível para que ninguém possa tentar negar o fato de termos pegado (a matado) Osama bin Laden", declarou na segunda-feira o principal conselheiro para a luta contra terrorismo na Casa Branca, John Brennan. "E, portanto, a divulgação de informações, incluindo fotos, é algo que ainda deve ser determinado", acrescentou.