Washington - O presidente Barack Obama fará uma visita na sexta-feira (29/4) aos locais devastados no Alabama após uma série de tornados e tempestades que mataram pelo menos 258 pessoas em diversos estados, disse a Casa Branca.
"O presidente Obama vai viajar amanhã para o Alabama para ver os danos, assim como para se encontrar com o governador (Robert) Bentley, com autoridades locais e estaduais e com famílias atingidas pelas tempestades", afirmou a Casa Branca em um comunicado.
Obama já estava pronto para viajar ao sul dos Estados Unidos na sexta-feira, para participar do último lançamento do ônibus espacial Endeavour e fazer um discurso de formatura no Miami Dade College, na Flórida.
A Casa Branca afirmou que Obama conversou nesta quinta-feira com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre no Alabama, Mississippi e de outros estados.
Eles disseram que a FEMA estava apoiando um "esforço de resposta robusta" feito pelas autoridades do Alabama e Obama pediu aos dois funcionários que sejam "agressivos e abrangentes" em seus esforços.
Obama solicitou que Fugate viaje ao Alabama nesta quinta-feira para coordenar a operação de socorro com autoridades estaduais e locais.
As tempestades - descritas como a série de furacões mais mortífera a atingir os Estados Unidos desde 1974 - matou pelo menos 162 pessoas no Alabama, 32 no Mississippi, 30 no Tennessee, 13 na Geórgia, 11 no Arkansas, oito na Virgínia, e outras duas pessoas morreram em inundações no Missouri, segundo autoridades locais.