Os "jovens da revolução síria" convocaram nesta quinta-feira, na rede social Facebook, novas manifestações na sexta-feira contra o regime do presidente Bashar al-Assad, em solidariedade com a cidade de Deraa, sul do país, onde o movimento de protesto teve início em março.
"A sexta-feira da revolta, 29 de abril, em solidariedade a Deraa", afirma a a página do Facebook "A revolução síria 2011".
"Aos jovens da revolução, amanhã estaremos em todas as praças, em todas as ruas (...) nos comprometemos com todas as cidades cercadas, incluindo nossos irmãos em Deraa, a estar presentes no protesto", afirmam os militantes.
"Não deixaremos Deraa sozinha", completa o texto, que cita as cidades de Homs (centro) e Banias (noroeste).
O Exército sírio, apoiado por tanques e blindados, entrou na segunda-feira em Deraa com o objetivo de esmagar o protesto. Mais de 30 pessoas morreram no início da semana.
A pressão internacional aumenta sobre o regime sírio, mas na quarta-feira os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU não conseguiram chegar a um acordo sobre um texto de condenação à repressão na Síria.
No poder desde 1963, o partido único Baath enfrenta uma onda de renúncias. Mais de 230 membros da formação deixaram o partido na quarta-feiar.
Desde que o início do movimento em 15 de março, pelo menos 453 pessoas morreram, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.