WASHINGTON - Uma grande tempestade de primavera que inundou grande parte do centro dos Estados Unidos, após dias de fortes chuvas e tornados, prosseguiu com destruições nesta quarta-feira (27/4). O número de mortos subiu nesta quarta-feira para 24, segundo as autoridades.
O serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service) fez um novo alerta, advertindo para o "alto risco" de tornados, granizo, inundações súbitas e raios em algumas regiões do Alabama, Georgia e Mississipi, no sul do país. De um total de 50 estados, 21 foram afetados pelo temporal - uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México no sul e na costa Atlântica.
O Arkansas (centro) é um dos estados mais atingidos: nesta quarta-feira, foram contabilizadas 11 mortes por causa dos tornados e das enchentes. "Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas (...) e muitas regiões alagadas", declarou à AFP Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas.
Ainda foram registradas seis mortes no Alabama, cinco no Mississipi e dois em Missouri, segundo fontes oficiais. Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado e terça-feira.
Centenas de pessoas foram evacuadas em Missouri (centro), após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff.
Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas. "Estou feliz que minha família esteja sã e salva", declarou um habitante de Poplar Bluff, Chris Pigg, que passou a noite com os parentes em um abrigo temporário.
A previsão é de uma breve calmaria para quinta-feira e sexta-feira, antes da chegada prevista, para sábado, de uma nova tempestade.